sábado, 18 de maio de 2013

A Internet - RESUMO II









A aprendizagem online está associada à Internet. A Internet é uma ligação e um veículo comunicacional, tendo mais de 100 milhões de websites. O facto de que a Net pode ser modificada pelos próprios professores, permite a sua adaptação às necessidades individuais dos estudantes.
 No inicio, existia a "Web 1.0", na qual os materiais existentes não permitiam a interatividade, e a apresentação da informação era unilateral.  Nesta altura existia desconfiança e falta de segurança na informação que acedíamos na internet.  Atualmente a internet contribui para o desenvolvimento da educação.
A Web 2.0 caracteriza-se por Tagging, redes sociais e geração de conteúdos postados pelo utilizador, usando ferramentas como wikis, blogs e podcasts. A Web 2.0 é chamada como a web de escrita ("writting web") pois permite aos utilizadores criar e fazer circular os seus próprios materiais.
A participação do aluno pode ser efetuada, especialmente com comunicações mediadas por computador e no uso de projectos de aprendizagem colaborativa, através da Web 2.0 e a emergente Web 3.0.
O crescimento e aceitação da Web 3.0, denominada como a web semântica ("Semantic Web"), estão previstos em três áreas de desenvolvimento:
1) o alargamento do acesso à Internet a milhões de novos utilizadores via dispositivos móveis; 2) interesse crescente no potencial desta tecnologia essencialmente social; e 3) a prática de rotular a informação para que faça sentido às máquinas e às pessoas.
A web semântica (semantic web) incorpora o acesso de banda larga móvel de grande alcance para serviços web completos incluindo tecnologias que permitem aos computadores a organização e conclusões a partir de dados online. Na Web 3.0, o conteúdo online é codificado de forma que os computadores sejam capazes de localizar e extrair a informação.

Bibliografia
Fahy, Patric J. (2008), As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online., Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira) Texto disponibilizado no espaço da UC de Educação e internet, acedido em:
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=26095



Sem comentários:

Enviar um comentário