quinta-feira, 2 de maio de 2013

Os Media na Formação à Distância - Resumo I








A tecnologia está presente em todos os momentos sociais e cada vez mais constante na educação. Desta forma os meios de comunicação adquiriram um valor indiscutível sendo a sua função principal, a coordenação, a cooperação e a co-construção. A comunidade é um processo. Os meios de comunicação têm papel central na aprendizagem de qualidade, pois para além de ajudarem o desenvolvimento e a evolução das comunidades também ajuda a aprendizagem individualizada e reduzem a distância transacional.
Cada aluno tem diferentes necessidades no que se refere à aprendizagem e às várias ferramentas de interação a utilizar. A interação deve ser ajustada às necessidades e preferências de cada um, pois nem sempre é considera útil. O professor/ tutor deve possuir competências específicas e especializadas para que possa responder às preferências individuais de aprendizagem. 
Na aprendizagem tradicional o aluno tinha características muito diferentes dos alunos de hoje era passivo e o de atualmente constrói a sua própria aprendizagem. Na aprendizagem online é essencial que o aluno tenha um maior grau de autonomia e controlo, deverá ter competências para que possa interagir com os pares e os professores.
O sucesso individual dos participantes na comunicação online depende das suas competências para o uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis. A orientação e liderança do professor-moderador qualificado, e a preferência por uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, ativa e autónoma, permitem uma aprendizagem produtiva e eficaz. No ensino online, os alunos necessitam de um ambiente que lhes facilite  a aquisição de conhecimentos, permita o exercício das suas capacidades e lhes forneça assistência via media. A partir dos estudos que se fizeram para comparar o ensino presencial e o à distância podemos chegar a duas conclusões: o uso que aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz; e, a experiência que o professor tem a tecnologia é mais importante que a própria experiência de ensino. 
Em conclusão, existem 3 fatores indispensáveis para o sucesso do aluno online, os meios adequados, o projeto e o apoio de professores competentes nesses mesmos meios.


Bibliografia 
Fahy, Patric J. (2008), As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online., Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira) Texto disponibilizado no espaço da UC de Educação e internet, acedido em: 
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=26095